Perfil com foto de desenhos no Facebook: Um manifesto contra a violência infantil.

17 comentários
 



"Troque a foto do seu perfil por um desenho animado ou personagem de gibi que marcou sua infância.” Desde ontem, você deve ter reparado que o Facebook se encontra mais colorido e  nostálgico.

Assim como no ano passado, a iniciativa de trocar as fotos do perfil por um desenho animado é uma pequena forma de manifesto contra a violência infantil. A campanha vai continuar ‘contagiando’ os perfis até o dia 12/10.

Para muitos, a iniciativa é apenas um “ativismo de sofá”, uma tendência que está em voga nas redes sociais, onde muitos usuários acreditam se engajar em grandes ‘causas’ participando apenas com cliques, likes, retweets e mensagens críticas ou solidarias.

Outros encaram apenas como uma forma brincadeira ou diversão. De qualquer forma, é preciso lembrar que o engajamento mais nobre é aquele que diz NÃO a omissão. Portanto, abrace essa ideia e participe! =)

Desenhos animados no Facebookdesenhos animados facebook

Caso queira denunciar algum caso de violência infantil ligue para o Conselho Tutelar de sua cidade. Abaixo listamos as sedes representantes daqui de Curitiba.

Foto: reprodução

Locais onde dar entrada: (Curitiba – PR)
Conselho Tutelar Bairro Novo - Fone: (41) 3289-1272
Conselho Tutelar Boa Vista - Fone: (41) 3356-1001
Conselho Tutelar Boqueirão - Fone: (41) 3276-0252
Conselho Tutelar Cajuru - Fone: (41) 3266-9504
Conselho Tutelar CIC - Fone: (41) 3347-1607
Conselho Tutelar Matriz - Fone: (41) 3363-4488
Conselho Tutelar Portão - Fone: (41) 3245-8096
Conselho Tutelar Pinheirinho - Fone: (41) 3248-9268
Conselho Tutelar Santa Felicidade - Fone: (41) 3297-1498
Plantão para atender emergências: Central 156

Acesse: www.fas.curitiba.pr.gov.br

17 Comentários e avaliações.

  1. Anônimo diz:

    vsf! quero ver todo mundo que trocou a imagem no facebook indo num orfanato no dia 12!

  2. Acho valido. O importante é relembrar o sentimento do que é ser criança e não deixar isso se perder!

    Talvez podemos considerar que esta seja uma campanha com muitos objetivos. Desde um movimento contra pedofilia, trabalho infantil, maus tratos, banalização da programação televisiva para crianças... enfim.

    O que vale é trazer a tona o assunto para debate, discussão, reflexão! E acredite, esse 'movimento' já conseguiu atingir isso.

  3. Erik diz:

    o cara ai de sima eh tao medroso ai q posto anonimo nao teve coragem de nem po o nome dele

  4. FACEBOOK - DESENHOS

    Olá amigos!
    Sou do interior de São Paulo, uma cidade com pouco mais de 120 mil habitantes conhecida por sua Festa de Rodeio, Barretos/SP.

    Quero compartilhar deste feito, a troca das fotos pelos desenhos.

    Dei início a tal campanha no início deste mês (outubro) DIGA NÃO A PEDOFILIA, troque sua foto por um desenho que marcou sua infância.

    Digamos que vivo a nostalgia...amo recordar, vira e mexe estou postando em meu face fotos de brinquedos e desenhos da época de minha infância. Foi por este motivo que comecei tal campanha, para que meus amigos facebookianos (fazem parte de minha rede) participassem, colocando desenhos...para que juntos fizessemos uma viagem pelo tempo. Jamais imaginava eu que tal campanha fosse tomar tamanha proporção... ir tão longe de minha pacata cidade.

    Sabe, acredito eu, que o mais legal não foi minha iniciativa (a ideia), mas sim ver que todos estão abraçando a causa, por um motivo maior... dar um basta a violencia infantil...

    Fico feliz sim, lógico... em ver que minha idéia esta indo longe, mas, o mais gratificate é ver que todos estão unidos por este unico proposito, ajudar nossas crianças.

    Então..viva nossos filhos... viva nossas crianças.

    Um forte abraço do amigo Barretense, SOL SALVADOR.

    www.facebook.com/solsalvador

    www.facebook.com/solsalvador2

    www.solnanoite.com.br

  5. Renato F. Marins diz:

    olha, acho que esse comentário de cima esta equivocado! essas iniciativas não possuem um único criador. Elas reaparecem de tempos em tempos e ganham adaptações a cada versão! São conhecidas como *cultura coletiva anônima*. Por um acaso, você sabe quem criou os Memes da internet? obvio que não! Pq elas surgem de um grande fórum *4CHAN* lotado de pessoas anônimas que vão criando, replicando e reproduzindo milhares de coisas!

    Mas pelo o que eu sei... esse movimento de trocar as fotos ganhou destaque no ano passado com o jornalista português da RTP, João Tomé de Carvalho.
    Em Novembro de 2010 a galera mudou a foto de perfil por uma imagem desenhos animados ou brinquedos de infância, convidando todos os amigos a fazer o mesmo. O objetivo era apenas se divertir e trazer as lembranças de infância

  6. Anônimo diz:

    Estou junto neste manifesto.....

  7. Anônimo diz:

    E Eu q pensei ter sido a primeira a fazer isso...kkkk...alguém já tinha feito antes de mim? kkkkkkkkkkkkkkkk...bjs...

  8. Emanuela e Warlley diz:

    estaremos sempre juntos nesses manifestos contra a violencia infantil um beijão a todos e um forte abraço

  9. Olá Renato

    Concordo com você, não existe um único criador, coo mesmo postei em meu blog, boas idéias surgem todos os dias em todos lugares do mundo, iniciativas e adeptos de bom coração também.
    Mas como eu disse a iniciativa tomei EM MEU FACE para que os meus amigos da minha rede participassem. Jamais quero ser o dono da idéia (o pai da criança), desejo que mais e mais pessoas tenham boas idéias, mais e mais pessoas tomem iniciativas.

    Acredito eu que a idéia e iniciativas se tornam até pequenas diante o verdadeiro problema, PEDOFILIA que rodeia nossos filhos, nossas crianças!
    Antes não houvesse tal campanha... antes não houvesse a violencia infantil.

    Fica com Deus...um forte abraço do amigo barretense.

  10. Anônimo diz:

    Claro, vamos lembrar das crianças no dia das crianças, das mulheres no dia internacional das mulheres, dos pais no dias dos pais, dos negros no dia da consciência negra... no resto do ano não é necessário lembrar... Quantos que estão colocando fotos por desenhos nunca já ligaram pra policia ou pro conselho tutelar quando viu alguma criança vendendo bala no sinal?
    Hipocrisia e falso-moralismo é foda, num fazer nda e pensar que estão engajada em algo é foda, protesto só tem validade quando visa buscar uma melhora, e parece que no Brasil isso não se aplica, já que com "voto de protesto" elegemos o tiririca que levou mais 5 envolvidos no mensalão junto com ele, valeu Brasil, protesto é pra isso, quando está tudo ruim a gente pega e faz ficar pior...

  11. Anônimo diz:

    é uma brincadeira e nao passa disso. nada vai mudar por causa dessas fotos. no Brasil usamos o FB de uma maneira errada, o fato de todos estarem mudando as suas fotos mostra que essas correntes no Brasil dão resultados, mobilizam as pessoas, entao pq nao nos manifestarmos com algo que realmente dê resultado? pesquisam sites de pedofilia e denunciam, ou algo do tipo, faria mais sentido!, qq outra coisa que provoque debates, reflexões. Vamos colocar entao fotos de meninos espancados, de olho roxo, abusados pelos pais e assim causar revolta, sentimentos fortes que nos façam agir. melhor, não?

  12. Anônimo diz:

    sou a favor sim. vamos nos engajar nesta campanha parabéns pela incentivo. tb deveríamos reprimir as musicas que despertam a sensualidade das crianças. Principalmente as musicas da Bahia

  13. maria tereza diz:

    não acredito nesse movimento d internet tds so usaõ cm diversao na verdade ninguen nao pensa no q representa isso pra min é uma plhaçada ateos propios pedofilos estao no meio.....

  14. Cristina diz:

    Acho ótimo o manifesto, mas será que quando o bicho pega mesmo alguém faz alguma coisa? ou foge de medo; todos ajudam todos, só na imaginação, será que vc vendo uma criança sendo maltratada ou abusada, teria coragem de depor, prestar seu depoimento em uma delegacia?? acompanharia de perto, ou acharia triste e terrível e simplesmente não faria nada, por medo de se envolver, sabia que existem muitos e muitos casos confirmados de abuso sexual, onde a justiça simplesmente não faz NADA!! Querem fazer manifestos, então saiam as ruas, gritem ajudem a quem precisa, exijam justiça!!

  15. Na boa de que adianta colocar uma foto de desenho animado no perfil do Facebook e não fazer nada pra mudar isso?

  16. Anônimo diz:

    olá!eu sou a bia
    eu amo muito vcs
    bjs ............................

  17. roh diz:

    É um gesto simples mas que nos leva a refletir, sobre o que estao fazendo com nossas crianças. Antigamente criança era criança ate 13 anos, hj meninas de 9, 10 anos ja perderam a essência da infancia, contaminadas por esse bombardeio de cultura lixo que ronda nossas familias. Nao é so a questao da violencia que esta em foco, vale a pena parar pra pensar em como estamos cuidando das crianças que estao dentro de nossas casas. Estamos amando, educando, protegendo? Ou terceirizamos isso a escola, aos "amigos", ao mundão?

Participe! Deixe seu comentário