Mulheres, mães e empreendedoras no trabalho Home Office!

0 comentários
 



Na última década, muitas mulheres atrasaram o sonho de serem mães para investir na carreira. Porém, cedo ou tarde, uma hora é preciso adaptar o lado profissional à maternidade.

Seja trabalhando de forma independente, como autônomas, ou em cargos públicos e empresariais, nem sempre é possível abandonar o trabalho durante os quatro ou seis meses da licença-maternidade. Por isso, uma opção cada vez mais adotada é a do home office temporário, ou em alguns casos, o home office em tempo integral.

A pesquisa What Women Want @ Work, realizada pela rede social Linkedin, entrevistou mais de 5 mil mulheres de 13 países, incluindo o Brasil, para descobrir os fatores decisivos e de maior importância em suas carreiras. O resultado deixou claro que a flexibilidade e qualidade de vida são os principais fatores levados em consideração. E a definição do sucesso profissional para a maioria das mulheres (63%) é alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Esse movimento é muito positivo. Ele vai ao encontro dos anseios de várias mulheres do mundo inteiro, que acabam adotando um novo estilo de vida encarando o trabalho como um meio e não um fim em si mesmo. A inversão dessa prioridade é um dos fatores que acaba levando muita gente a sacrificar tudo em nome da promoção profissional.

homeofficeSegundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), o crescimento de profissionais que atuam em home offices cresce em média 10% ao ano.

E para quem pretende ou já mantem a ligação com o trabalho por meio de um escritório montado em casa, precisa pensar em pontos importantes como conforto, praticidade e organização, já que a produtividade está diretamente ligada às condições do ambiente.

Confira abaixo fotos de home-offices que são pura inspiração! =)

Confira abaixo 4 itens fundamentais:

1. Ambiente Específico

Ter um local reservado especificamente para trabalhar dentro da sua casa é fundamental. Se não houver um cômodo ou área apenas para  trabalho, onde se possa entrar, trabalhar e sair, toda a casa passará a ser o trabalho e vice-versa, pois as atividades também sofrerão interferências domésticas. Ou seja, preservar o profissionalismo é uma das chaves do sucesso.

2. Disciplina

Ter hora para acordar e iniciar a jornada de trabalho faz com que o relógio biológico se adapte ao novo ritmo. Mesmo que não haja um chefe vigiando, o serviço pode ser comprometido pela falta de disciplina. Do mesmo modo, estabelecer um horário para encerrar o expediente é tão importante quanto o horário de iniciar, afinal foi pelo tempo com a família que a mulher optou pelo Home Office.

Algumas pessoas até preferem se vestir como se fossem para uma empresa. Segundo elas, essa é uma maneira de fazê-las sentir que estão em horário de trabalho.

3. Organização

A estação de trabalho também precisa estar sempre organizada. Os materiais necessários devem estar nos seus devidos lugares e disponíveis para o uso, para evitar a perda de tempo com a procura de um grampeador ou pasta, por exemplo. É importante que a família e os funcionários domésticos estejam cientes de que não devem misturar os objetos de trabalho com os domésticos ou escolares. A organização resulta em otimização de tempo

4. Apoio da família

Marido e filhos podem facilitar ou atrapalhar esse tipo de trabalho, por isso é muito importante que eles enxerguem a sua atividade como um trabalho de verdade e deem à mulher a oportunidade de realizar-se profissionalmente e de cumprir suas atividades com excelência. É normal que as crianças tenham dificuldade de compreender isso, mas elas podem ser ensinadas. Basta querer.

(via@ escritorioremoto.com.br)

Não somos o cargo que assumimos ou a nossa profissão de trabalho. Somos mulheres, mães, esposas, profissionais e pessoas afim de viver de uma forma mais plena e consciente. Damos um jeitinho de ser tudo ao mesmo tempo, sem perder os prazeres e as oportunidades da vida, nem que pra isso tenhamos que reinventar uma nova mulher! =)

Participe! Deixe seu comentário