Diane von Furstenberg, Calvin Klein, Narciso Rodriguez, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Kate Spade, The Row, entre outros grandes nomes da indústria fashion também apoiaram a causa. A intenção da campanha é criar uma mobilização para incentivar a compra de produtos originais, e assim, impedir o crescimento da pirataria no mundo.
Para isso, os estilistas lançaram uma linha de bolsas com o slogan ‘You Can’t Fake Fashion’, que serão vendidas por U$ 200 através do eBay, a partir do dia 20 de março. Mas haverá também outros modelos que serão vendidos por um preço mais acessível, custando cerca de U$ 45. E você é contra ou a favor deste movimento?
Esse é um assunto bem delicado. Afinal, como a indústria da moda consegue sobreviver num cenário tão instável, com pouquíssimas proteções de direitos autorais? A pesquisadora Johanna Blakley, afirma que este mesmo fator aparentemente negativo, é capaz de incentivar a criatividade e engrenar a economia no mundo fashion.
Sua tese demonstra como a falta de direitos autorais e até mesmo o plágio podem influenciar o comportamento de consumo, criação e inovação no munda da moda. Ela traz um olhar bem interessante, afirmando que ao invés de enfraquecer os criadores, isso tudo acaba fortalecendo a própria indústria. Para entender melhor todo raciocínio, recomendo assistir o vídeo (legenda em português no link)! Vale a pena conferir!
Para quem se interessa pelo assunto, tem um artigo bem legal escrito pela Mina Kaway, no blog FashionLawNotes, onde o tema é “O Paradoxo da Pirataria: O papel benéfico das cópias na indústria da moda” – leia o post completo clicando aqui.
Atualização – 27/02/2012: Confira também a matéria na Revista Super Interessante: Vale-Tudo na Moda.
Ninguém é de ninguém no mundo fashion. Vale copiar roupa, roubar modelo de bolsa e até ganhar dinheiro com a ideia dos outros. E é isso que faz da moda um dos negócios mais criativos do mundo […] LEIA MAIS +
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