Paradoxo das cópias na indústria da Moda.

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O eBay junto ao CDFA (Conselho dos Estilistas da América), lançaram no começo deste mês a segunda edição da campanha ‘You Can’t Fake Fashion’, para chamar a atenção dos consumidores sobre a questão das falsificações na indústria da moda.

Diane von Furstenberg, Calvin Klein, Narciso Rodriguez, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger,  Kate Spade, The Row, entre outros grandes nomes da indústria fashion também apoiaram a causa. A intenção da campanha é criar uma mobilização para incentivar a compra de produtos originais, e assim, impedir o crescimento da pirataria no mundo.

Para isso, os estilistas lançaram uma linha de bolsas com o slogan ‘You Can’t Fake Fashion’, que serão vendidas por U$ 200 através do eBay, a partir do dia 20 de março. Mas haverá também outros modelos que serão vendidos por um preço mais acessível, custando cerca de U$ 45. E você é contra ou a favor deste movimento?
You Can’t Fake Fashion Foto: eBay Fashion Facebook/Reprodução
Paradoxo das cópias na indústria da Moda.
Esse é um assunto bem delicado. Afinal, como a indústria da moda consegue sobreviver num cenário tão instável, com pouquíssimas proteções de direitos autorais? A pesquisadora Johanna Blakley, afirma que este mesmo fator aparentemente negativo, é capaz de incentivar a criatividade e engrenar a economia no mundo fashion.

Sua tese demonstra como a falta de direitos autorais e até mesmo o plágio podem influenciar o comportamento de consumo, criação e inovação no munda da moda. Ela traz um olhar bem interessante, afirmando que ao invés de enfraquecer os criadores, isso tudo acaba fortalecendo a própria indústria. Para entender melhor todo raciocínio, recomendo assistir o vídeo (legenda em português no link)! Vale a pena conferir!

Para quem se interessa pelo assunto, tem um artigo bem legal escrito pela Mina Kaway, no blog FashionLawNotes, onde o tema é “O Paradoxo da Pirataria: O papel benéfico das cópias na indústria da moda” – leia o post completo clicando aqui.
Atualização – 27/02/2012: Confira também a matéria na Revista Super Interessante: Vale-Tudo na Moda.
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