A dificuldade para achar vagas no estacionamento dos shoppings já está virando rotina. Pincipalmente em horários de pico e nos finais de semana, em que o fluxo de pessoas acaba sendo ainda maior.
Já existem vaários empreendimentos utilizando sistemas sofisticados que possuem sensores, painéis e sinalizadores para indicar quantas vagas livres cada piso possuí e onde elas estão localizadas. Ideias tecnológicas (caríssimas) para resolver a velha dificuldade de encontrar as vagas de modo rápido e eficiente.
Na Coréia do Sul os problemas são os mesmos. De acordo com uma pesquisa, estima-se que as pessoas por lá rodam em um mês cerca de 15 km, só nessa atividade de dar voltas e mais voltas para encontrar vagas para estacionar. Um transtorno que afeta tanto o meio-ambiente, o sistema de locomoção e o bolso do consumidor, afinal, o preço do combustível não anda barato!
Pensando nisto, a empresa S Oil desenvolveu uma ação criativa, inusitada e muito inteligente. Ao invés de investir em aparatos tecnológicos, a ideia foi criar um ‘mecanismo’ simples que pudesse indicar onde as vagas estão de um jeito fácil e econômico.
VEJA TAMBÉM:
- Capa protetora (criativa) no cinto de segurança para as crianças.
- A tendência das máquinas 'Vending Machines' - No Brasil daria certo?
Funciona assim: colocaram balões flutuantes amarrados no chão em cada uma das vagas do estacionamento para ajudar na sinalização. Quando o carro estaciona, o cordão puxa e faz o balão descer, se escondendo atrás do veículo. E quando carro libera a vaga, o mesmo balão volta a subir, indicando que existe um espaço livre para estacionar. Incrível, não?
Assista o vídeo para entender melhor como tudo funciona:
Atenção shoppings, mexam-se! Essa é uma ideia que vocês precisam adotar, urgente! =)
Em breve esse sistema também estará disponível no Brasil:
ResponderExcluirhttps://gust.com/c/estacione_aqui