O pulo da Blogueira de Moda para estilista, empresária e garota-propaganda – Evolução ou hype?

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Bonitas, antenadas e estilosas, as blogueiras de moda que inicialmente ficaram conhecidas pelo formato ‘looks do dia’, estão estrelando campanhas de publicidade, realizando parceria com lojas e marcas, assinando coleções e até criando suas próprias grifes.

Se antes o conceito de blog era associado ao diário virtual, com dicas e desabafos pessoais… hoje virou business. E de olho nas novas formadoras de opinião, as empresas correm para abraçar e nomear suas embaixadoras e porta-vozes que passam a representar o conceito da empresa.

A rede Carrefour, por exemplo, pela primeira vez, apostou nas redes sociais para divulgar a sua coleção Primavera-Verão 2014, da marca de roupas e acessórios Tex.

Para estrelar a campanha, a empresa contratou quatro das maiores blogueiras do Brasil: Lu Ferreira (Chata de Galocha), Lia Camargo (Just Lia), Nat Vozza (Glam4you) e Lalá Noleto (Blog da Lala Noleto), para destacar suas peças e looks escolhidos.

blogueiras de moda carrefour parceria

Em Curitiba, a empresa Tutu Ateliê de Sapatilhas, preferiu apostar numa linha de calçados desenvolvidos por blogueiras da região sul. Seu último lançamento traz quatro modelos, idealizados por Flávia Desgranges van der Linden, do blog Fashion Coolture; Luisa Accorsi, do Sonhos de Crepom; e as blogueiras curitibanas Júlia Alcântara do blog Tudo Orna e Melina Souza do Series of Serendipity.

blogueiras de curitiba tutuNessa mesma pegada, ano passado, a Schutz lançou também uma coleção de sapatos assinados por blogueiras convidadas. Entre elas estavam a Thássia (Blog da Thássia), Francesca Monfrinatti (Shoe Lover), Cris Tamer e Sophia Alckimin do Betty's, Mica Rocha e Lelê Saddi do We Pick.

Já a blogueira Lala Rudge, decidiu virar empresária e montar sua própria marca de lingerie, chamada La Rouge, que foi lançada no final do ano passado através de e-commerce e, recentemente, uma loja física inaugurada no Shopping Iguatemi, em São Paulo. “Quero ser uma espécie de Victoria’s Secret no Brasil, com peças bonitas, sensuais e confortáveis”, comentou em rápida entrevista dada ao site da “Veja São Paulo”.

Lá fora, a tendência e a influência das it Girls é ainda maior. Grandes nomes como H&M, PJK, Lanvin, Forever 21, Superga, GAP e Kate Spade já realizaram campanhas em parceria com blogueiras. E muitas outras lançam suas lojas online para comercializar seus produtos.

O sucesso estrondoso das blogueiras (moda, beleza, viagens, relacionamentos…) é um fato inquestionável. Mas tudo isso é uma evolução natural ou hype do momento? O cenário é simples: o mercado anda aquecido, as blogueiras estão se profissionalizando, as empresas passam a oferecer produtos cada vez mais interessantes e atrativos… mas as consumidoras, no final das contas, só querem  saber em qual dica de amiga podem confiar, concorda? =)

Uma ótima reflexão foi levantada pela jornalista Carla Valois, num artigo publicado no FFW, com o título: “Blogueiras que viram designers: evolução ou necessidade de mercado?” Leia o post clicando aqui.

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