Manequins de pessoas com deficiência são expostos na vitrine.

0 comentários
 



Qual é o padrão de beleza ideal? O assunto incomoda e gera muita discussão, afinal, o conceito por definição é utópico e, ao mesmo tempo, tirano. Definir a existência de um padrão perfeito é limitar o ser humano dentro de uma fórmula fechada, como se houvesse apenas uma única maneira aceitável de ser, deixando de lado toda a singularidade e diversidade de cada um.

Esse tipo de pensamento coloca muita gente dentro de uma busca incessante e infinita para se adequar aos padrões de beleza. E obviamente, esses padrões quase nunca andam lado a lado com a realidade da maioria das pessoas.

Mas já existem diversas iniciativas que buscam valorizar as diferenças individuais, por exemplo, a ONG Pro Infirmis, na Suíça, que promoveu recentemente uma campanha de inclusão de pessoas com deficiências físicas.

A campanha instalou nas vitrines das lojas de Zurique alguns manequins nada convencionais, que são opostos aos modelos esguios, atléticos e ‘perfeitos’ que normalmente estão expostos nos corredores dos shoppings.  Eles foram inspirados em corpos reais de pessoas com diferentes tipos de deficiência.

A iniciativa foi desenvolvida para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que ocorreu no dia 3 de dezembro. Com o título, “Por que quem é perfeito?”, o vídeo questiona o conceito de perfeição, mostra como foi feita a campanha e como chamou a atenção de quem passava pela vitrine das lojas. Assista! Vale a pena! =)

manequim deficiente fisico vitrine

manequins deficientes fisicos vitrines 2

Uma ideia incrível! Essa iniciativa precisa e deve ser replicada, não apenas com deficientes, mas também para os diferentes biótipos em geral. Afinal, a diversidade é infinitamente mais bela do que o padrão fabricado por uma indústria, concorda? =)

Participe! Deixe seu comentário