Como Limpar o Couro e evitar mofo nas jaquetas, casacos e outros acessórios.

0 comentários
 



A temperatura está caindo e já é hora de tirar do armário as roupas de frio. E para ajudar, reunimos algumas dicas de como limpar e conservar suas peças de couro e evitar o mofo presente nos armários.

Peças como jaquetas, calças e blazers de couro são as roupas que mais sofram ação de fungos e mofos, principalmente por estarem guardadas há tempos dentro do guarda-roupa.

Por ser um tecido cheio de particularidades, é necessário tomar alguns cuidados para manter e preservar as características naturais do couro. Só assim, suas peças poderão permanecer como novas por muitos e muitos anos.
Limpar couroUm procedimento errado de limpeza pode danificar o material, causando danos irreversíveis no tecido. Ninguém quer ver a peça ressecada, desbotada ou encolhida.

Por isso, confira abaixo algumas dicas importantes, ensinando como limpar o couro corretamente para evitar o mofo nas jaquetas, casacos e outros acessórios.

 

- Mantenha sempre as peças de couro em locais arejados e na sombra. O couro precisa de ventilação, por isso, evite guarda-lo em saco plástico. Além disso, a umidade pode causar descoloração e mofo.

- Evite utilizar o ferro de passar, mas se for preciso, coloque um pano sobre a superfície da peça.

- Não aplique produtos químicos como fluidos de limpeza, detergente, óleos ou álcool.

- Para limpar couro sintético, basta usar apenas um pano com água e sabão.

- Para fazer limpeza e hidratação do couro é aconselhado utilizar uma esponja com um pouco de óleo de amêndoa puro misturado com água. (Não aplicar cremes hidratantes de pele).

- Evite guardar as peças de couro molhadas no armário. Para secar, deixe a peça exposto ao sol por pouco tempo, com cuidado para não ressecar demais o couro ou desbota-lo no sol.

-Se a peça estiver com manchas de mofo, não lave em água corrente. Elas devem ser limpas com muito cuidado e paciência, sempre com panos úmidos de algodão ou flanela, e nunca encharcados de água.

- Para ajudar a eliminar a umidade, coloque um pedaço de madeira de cedro ao lado da peça ou um potinho vidro com cal virgem no fundo do armário. O material irá absorver a umidade e preservar suas bolsas, jaquetas, calças e sapatos dos mofos e bolores.

- O couro pode ser armazenado sob uma capa de TNT e pendurado num cabide largo, que consiga sustentar o peso.

- Para proteger as botas e outros sapatos de couro, aplique um spray impermeabilizante. Este tipo de produto é vendidos em sapatarias.

Participe! Deixe seu comentário