Vale a pena comprar na Black Friday brasileira? Veja como não ser enganado pelos preços inflados.

0 comentários
 



De dois anos pra cá, a versão brasileira do Black Friday tem agitado bastante o mercado do e-commerce nacional, com a promessa de oferecer aos consumidores um dia inteiro de descontos especiais – uma ação inspirado na tradicional campanha de vendas do varejo americano. A proposta é liquidar o estoque e abrir espaço para os novos produtos que entram para temporada de vendas do Natal.

No Brasil, a iniciativa chega a sua terceira edição, mas infelizmente aqui, os descontos não são tão impressionantes quantos nos Estados Unidos. E pior, no ano passado o Procon de São Paulo investigou lojas que supostamente inflaram seus preços para dar ao consumidor a falsa impressão de descontos altíssimos. Vale a pena ficar de olho, são diversas lojas que participam do Black Friday e a tentação do consumo imediato pode nos levar a realizar uma péssima compra.

black-friday-brasil-lojas-descontos-promocao

Mas como descobrir se os descontos divulgados são verdadeiros? O Gizmodo apresentou algumas dicas, aconselhando os consumidores a pesquisar em sites como JáCotei, que oferece uma ferramenta que acompanha a evolução nos preços de diversos produtos nas lojas virtuais, apresentando em um gráfico do menor valor que cada produto já atingiu durante um determinado período. Para descobrir a evolução de preços, basta digitar o nome do produto; depois de visualiza-lo, clique nele; em seguida, na página que abre, clique em “Gráfico de Preços”.

jacotei-black-friday1

Outro site indicado para acompanhar os valores dos produtos é o Baixou. O site monitora a maioria das lojas online que participam do Black Friday, acompanhando o preço real de mercado de cada produto. Por exemplo, na imagem abaixo a loja diz que o Samsung Galaxy S III normalmente custa R$2.458. Ao pesquisar no Baixou, a informação que vemos do preço normal do aparelho é de R$2.099 – lembrando que você pode encontra-lo  até por menos. Portanto, este é um caso de preço inflado para simular um desconto enorme ao consumidor.

baixou-blackfriday-br1

Neste ano, a Black Friday brasileira terá três principais sites agregadores de ofertas: Busca Desconto, Dark Friday e SaveMe, ambos com a função de reunir as promoções das grandes lojas do varejo online.

Aproveitar uma temporada de ofertas é ótimo, mas o importante mesmo é comprar bem e ver seu dinheirinho bem investido, concorda? Por isso, pesquise, compare e avalie sempre! =)

Foto: reprodução – Fonte: Gizmodo, EconomiaUol

Participe! Deixe seu comentário