A intervenção urbana ‘Projeto Gentileza’ se espalha em Curitiba.

0 comentários
 



O mundo anda agitado, vira e mexe estamos ocupados, estressados, compromissados, irritados… posturas que já estão virando um hábito e assumindo um modo automático em nossas vidas.

Mas para romper essa atitude viciada, basta olhar para o lado. Reparar o outro, as coisas, o mundo a sua volta. As artes de intervenção urbana ajudam nessa tentativa de despertar a atenção, instigar a curiosidade e tirar, nem que seja por um instante, as pessoas do ‘piloto automático’.

Nas ruas de Curitiba, provavelmente você já deve ter cruzado com algumas dessas intervenções. Uma delas que nos chamou a atenção recentemente foi ação “Gentileza gera gentileza”. A iniciativa partiu de Isabela Koteski, estudante de Design,  que transformou um trabalho acadêmico num projeto colaborativo de intervenção urbana que se espalhou pelas ruas de Curitiba.

O objetivo inicial do trabalho da faculdade era fazer a relação de um artista contemporâneo, que fosse brasileiro, com uma música que refletisse a obra proposta pelos alunos. A escolha de Isabela foi o artista Profeta Gentileza, e após a definição do autor, a estudante precisou pensar como seria o projeto e, com isso, várias ideias surgiram até decidir o que seria o trabalho acadêmico.

“Depois de pensar muito, veio um insight. Uma ideia louca de criar posters similares e iguais com mensagens no maior estilo Gentileza de ser, e colá-los pela cidade. Foi um pouco além nos meus pensamentos e passou a ser um projeto pessoal, que como consequência, traria o meu trabalho para faculdade”, destaca Isabela.

gentileza gera gentileza Isabela Koteski

A iniciativa contou com uma ajuda de outro estudante universitário de design da Universidade Positivo, Rafael Schorr, que aceitou participar como cinegrafista para registrar os momentos que os posters seriam colocados pelas ruas de Curitiba. “Combinamos de gravar depois do meu trabalho, numa quinta-feira (20/03/14). Passei a manhã do mesmo dia fazendo a própria cola que colaria os folhetos (uma mistura de polvilho doce e água fervida), compramos pincel, imprimi as imagens que iríamos colar”, conta Isabela.

As seguintes frases fizeram parte do projeto: "Gentileza gera gentileza, "felicidade gera felicidade", "bom humor gera bom humor", "gratidão gera gratidão" e, ainda, "kindness generates kindness" para estimular os estrangeiros que visitam a cidade a praticar a ação.

Os estudantes circularam pelas ruas centrais da cidade colando os posteres e gravando o momento. Os lugares pré-definidos foram os que tivessem um grande fluxo de pessoas, que poderiam estar a trabalho ou a passeio.

“A partir das 18h30 daquela quinta-feira, nós andamos por diversas partes da cidade com uma câmera, tripé e os materiais para colar o "lambe lambe" (maneira como essa arte é chamada). Colamos no centro, São Francisco, no Batel, e até na lixeira de um estabelecimento que adoramos (o "Pizza" na Vicente Machado). Queríamos colar em lugares que existisse grande fluxo de pessoas. Por isso escolhemos estes locais”, lembra Isabela.

A intervenção urbana inspirada no artista Profeta Gentileza foi divulgada no vídeo com a música da cantora Marisa Monte como trilha sonora.

A estudante revela que a iniciativa serviu para conscientizar as pessoas a pensar nas ações que realizam diariamente. “Espero de coração que as pessoas tenham percebido essas mensagens e tenham pensado pelo menos um pouquinho se aquilo faz parte de seu dia a dia”, reforça Isabela.

Fonte: utfpr.gov.br/curitiba
Foto: Reprodução

Vocês já cruzaram com essas mensagens pelas ruas? É uma corrente que vale a pena passar adiante! =D Fica aqui a nossa pequena contribuição em forma de post ‘lambe lambe’ (rs) pra repassar essa mensagem. E claro, um agradecimento especial a Aline Silva, nossa colaboradora e correspondente, que sempre nos envia dicas e sugestões de coisas bacanas que estão acontecendo em Curitiba. =)

Participe! Deixe seu comentário