Projetos que utilizam a mobilização para gerar mudanças.

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Provavelmente você já deve ter ouvido falar do termo “nova economia”, um modelo de negócio que se tornou possível graças a internet e as facilidades de acesso a informação. Esse movimento faz surgir também novas possibilidades se fazer negócios, e com um pouco de criatividade é possível reinventar o modo do relacionamento entre empresas x cliente.

O mercado das pessoas.

The People's SupermarketA proposta do People’s Supermarket é perfeito para ilustrar esse novo pensamento. Um mercado de bairro londrino resolveu mudar sua estrutura organizacional, e ao invés de existir um proprietário chefe, passou a ser administrada por uma cooperativa de várias pessoas. Para participar, existe uma pequena taxa anual de 25 libras e a necessidade de dedicar o trabalho voluntário de 4 horas mensais para ajudar na limpeza e organização do local.
A vantagem é que somente os membros podem realizar compras no People’s Supermarket e desfrutar de alguns descontos exclusivos. E qualquer ganho extra que o supermercado tem por mês é contabilizado para baixar ainda mais os preços. Além disso, o mercado se preocupa em reduzir o impacto ambiental, privilegiando a compra de alimentos orgânicos e locais, produzidos pelos membros ou por moradores das comunidades próximas.

O bairro das pessoas.

Pontos do bairroOutra inciativa brilhante está ocorrendo aqui no Brasil. O projeto Pontos do Bairro foi colocado no site catarse, e graças a mobilização de centenas de pessoas o projeto sairá do papel.
O funcionamento começa a partir de um mapeamento do bairro, onde as potências são descobertas e logo os profissionais e conhecedores de determinados serviços são evidenciados e convidados a se cadastrarem no site do bairro.  O objetivo é incentivar para que as pessoas doem pelo menos 1 ou 2 horas por semana de serviços que eles saibam fazer. Ao se cadastrarem, automaticamente ganham pontos que podem trocar por serviços de outros moradores, permitindo que as pessoas possam colaborar entre si, produzir coisas juntas, trocar serviços e se conhecer! Afinal, as vezes você pode precisar de alguma coisa que a pessoa ali do lado pode te ajudar, e vice e versa!

O hábito das pessoas.

Pessoas nas ruasNo final das contas, esse termo ‘nova economia’ nada mais é do que a força coletiva. Quando cairmos na real que somos nós que iremos criar mobilizações, causas e atitudes para as mudanças que queremos ver, talvez a gente deixe de lado esse péssimo hábito de acomodação e #mimimi… e aí, ao invés de empatar ou subtrair podemos começar a multiplicar resultados! =)


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Comentários e avaliações.

  1. marcio d diz:

    Oi convido vocês ao meu blog de design ecologico, abraço.

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